Desafios do TEA na adolescência

A adolescência é uma fase desafiadora, com muitas demandas sociais. Com os hormônios “à flor da pele”, há maior tendência à rebeldia e questionamentos, potencializados no adolescente com TEA. As principais questões envolvem a identidade social, sexualidade, identificação de demandas, questões socioemocionais, habilidades funcionais, entre outras. 

Nos casos leves e moderados, o adolescente possui maior percepção de que há algo “diferente” consigo pois é nesta fase que o jovem se sente mais pressionado a se “encaixar” em um grupo social. A dificuldade com as relações interpessoais e de ler situações e figuras de linguagem pode causar isolamento e propiciar transtornos como depressão e ansiedade. É interessante observar sinais que possam indicar a necessidade de acompanhamento psiquiátrico. 

Além da importância de estratégias para um bom relacionamento com colegas e amigos, também é essencial que os pais conversem com os filhos sobre sexualidade de maneira clara, tratando o assunto com naturalidade. Atividades sociais tanto na escola quanto em outros ambientes devem ser estimuladas e adaptadas, sendo a falta de convivência com pessoas de sua faixa etária uma reclamação muito comum de jovens com TEA. 

O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar também é fundamental para que esta fase seja vivida da maneira mais suave possível, com o desenvolvimento de repertórios essenciais como a autoestima e autonomia através de um treino bem estruturado. Dentro e fora do consultório, todas as experiências do adolescente são uma preparação para a vida adulta. 

Por Maria Paula Wunderlich

Referências:
Autismo e adolescência: quais os principais desafios? Grupo Conduzir, 2018. Disponível em: <https://www.grupoconduzir.com.br/autismo-e-adolescencia-quais-os-principais-desafios/>. Acesso em: 06 de ago. 2021
Challenges of Autistic Teens. Achieve Beyond, 2021. Disponível em: <https://www.achievebeyondusa.com/index.php/blog/entry/challenges-teens-with-autism-face>. Acesso em: 06 de ago. 2021