O que é consciência fonológica e qual a relação dela no processo de alfabetização?

O processo de alfabetização é um pouco mais complexo do que parece, é preciso entender como ele funciona no cérebro das crianças, para assim conseguir desenvolver estratégias que auxiliem os pequenos a aprenderem a ler e a escrever de forma natural. A consciência fonológica é um item importante para o processo de alfabetização, continue a leitura para saber mais.

A consciência fonológica                          

A consciência fonológica é um conjunto de habilidades que vão desde a percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Ela refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular tais segmentos, e se desenvolve gradualmente à medida que a criança vai tomando consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis.

A consciência fonológica na alfabetização

Segundo pesquisas realizadas no Brasil, a consciência fonológica é um pré-requisito para a aquisição de leitura e escrita. Instruções de consciência fonológica e instruções fônicas mostraram-se eficazes em melhorar a leitura e escrita quando introduzidas em diferentes níveis escolares. De acordo com o Relatório Francês “Aprender a Ler”, à medida que a criança inicia o processo de aprendizagem da leitura por decodificação grafo-fonêmica e passa a encontrar as mesmas palavras escritas, aos poucos vai construindo um léxico mental ortográfico.

Alguns procedimentos para desenvolver a consciência fonológica e ensinar correspondência grafo-fonêmica foram adotados nas escolas e tiveram bons resultados. Esse procedimento abrange diversos níveis de consciência, desde a consciência de rimas e aliterações até a consciência de fonemas.

No procedimento, a criança deve fazer o máximo de atividades por dia, realizando também um treino do alfabeto em paralelo. As crianças que realizam atividades de consciência fonológica e de correspondência grafo-fonêmicas apresentam ganhos significativos, tanto em consciência fonológica quanto em leitura e escrita.

É importante que programas de ensino de leitura e escrita incluam atividades de consciência fonológica para melhorar o desempenho das crianças. Um exemplo de atividade é o teatro de fantoches, em que um deles é caracterizado como aquele que fala “palavras bobas”, ou seja, fala palavras trocando fonemas, em vez de “menino” falar “benino” e as crianças devem corrigir as palavras dizendo qual a forma correta.

Conte com a emergir no processo de alfabetização                                                    

A Emergir realiza o processo de alfabetização por equivalência de estímulos. Os signos são a base da conceituação humana, possuímos a capacidade de atribuir funções comportamentais de um referencial e é por meio dos estímulos que a clínica realiza a alfabetização dos jovens.

Fonte: SciELO